EMBU – INSTRUMENTAÇÃO GEOTÉNICA DE TALUDE

Estudo do comportamento geotécnico, através de instrumentação, de uma encosta de aproximadamente 25m de altura a jusante de um condomínio residencial no qual foram verificados o surgimento de trincas e fissuras e indícios de alteração na verticalidade em pilares na área do estacionamento.

Após os relatórios de instrumentação associados à ocorrência de chuvas torrenciais recorrentes naquela época do ano, concluiu-se que o talude instrumentado se encontrava em estado de alerta, com possibilidade de colapso e, neste caso, afetando a integridade estrutural das edificações existentes no entorno do maciço.

Desta forma foram recomendadas intervenções emergenciais de modo a reduzir as velocidades das movimentações, aumentando as condições de segurança de maneira provisória e com isso ganhar algum tempo para elaboração de projeto executivo de contenção e execução de obra.

Estudo do comportamento geotécnico

Através de instrumentação, de uma encosta de aproximadamente 25m de altura a jusante de um condomínio residencial no qual foram verificados o surgimento de trincas e fissuras e indícios de alteração na verticalidade em pilares na área do estacionamento.